Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Não sabemos orar?

Romanos 8.24-28 " Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

A passagem que eu quero destacar aqui é : " ...porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."


Então isso quer dizer que não sabemos orar?
A própria bíblia mostra em Lucas 11.1 que os discípulos não sabiam orar, e pediram para que Deus lhes ensinasse como fazê-lo: "E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos". Acredito que nós sabemos orar, mas a oração não é apenas uma "liturgia", uma obrigação, um costume do cristão..talvez o que fazermos não seja verdadeiramente uma oração, daquela que rompe as barreiras dos céus e chega ao trono de Deus, isso porque muitas vezes oramos em nosso próprio favor, pensando apenas em nós mesmos. No livro de Tiago 4.3, o apóstolo afirma: " Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" . O problema é que nós agimos e oramos como se Deus fosse obrigado a nos responder na hora que desejamos, e dar a resposta que queremos, como se Ele existisse pra nos servir e não o contrário. Deus não é um "gênio da lâmpada" que aparece quando precisamos ou queremos para apenas realizar os nossos desejos. Deveríamos primeiro, pedir à Deus que nos ensine como orar, como pedir, o que pedir...precisamos aprender, mas aprender o que? Aprender a esperar o tempo de Deus, e aceitar a vontade DEle para nossas vidas. Nem sempre aquilo que desejamos é o melhor para nós, e Deus é o único que sabe do futuro, Ele nos conheçe melhor que nós mesmos, pois é nosso criador.
A bíblia diz em Mateus 6.27 " E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?" em outras palavras, não temos poder para acrescentar um fio de cabelo em nossas cabeças, ou acrescentar um dia à mais em nossa vida, muito menos podemos exigir que Deus cumpra qualquer que seja o desejo do nosso coração. Quando oramos e aprendemos a esperar em Deus, Ele é capaz de convegir todas as coisas para o nosso próprio bem, e pode fazer por nós infinitamente mais do que pensamos ou imaginamos. Orar é um exercício de fé, coragem, confiança... pois, mesmo que em certo momento Deus pareça ausente, pode ter certeza de que Ele está trabalhando em nosso favor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário